O Que É Isso, Companheiro? (1997)
Aproveitando que o Brasil.ganhou seu primeiro Oscar com Ainda Estou Aqui, nada mais natural do que falar de um dos filmes brasileiros, que foi indicado à estatueta de Melhor Filme estrangeiro: O Que É Isso, Companheiro?, numa época em que o cinema Brasileiro estava fazendo sua retomada, após o fim da Embrafilme, em 1990.
Produzido por Luis Carlos e Lucy Barreto, e dirigido por Bruno Barreto, o longa foi baseado no livro homônimo do Fernando Gabeira, relatando o episódio mais duro da Ditadura Militar, em que, em 1968, foi instaurado o AI-5, no qual a liberdade de imprensa e os direitos civis e políticos foram cassados.
Nesse momento tenso, Gabeira (Pedro Cardoso) entra para o MR-8, liderado por Maria (Fernanda Torres), que, junto com ALN, planejam o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick (Alan Arkin), em troca de libertar os prisioneiros políticos sob tortura.
Para que os agentes Militares não descubram os sequestradores, a facção resolve assumir nomes falsos para despistar. Gabeira vira Paulo. Realmente, a conexão de Gabeira/Paulo com o embaixador é marcante, sem falar que, em vários momentos, o americano permanecia sereno e cordial, em meio à tanta pressão.
Vale uma curiosidade: o personagem de Luis Fernando Guimarães, o Marcão, é, na verdade, Franklin Martins, que foi comentarista da Globo e ministro do governo Lula. E um dos prisioneiros políticos era, ninguém menos que, Dilma Rousseff.
Em 1998, quando o filme Titanic ganhou suas 11 estatuetas, O Que é Isso, Companheiro? perdeu para Caracter, da Holanda. Por uma coincidência, em 1996, o filme O Qu4trilho, de Fábio Barreto, havia se candidatado ao Oscar de filme Estrangeiro, mas perdeu para A Excêntrica Família de Antonia, da Holanda.
Comentários
Postar um comentário