Memórias do Cárcere (1984)

Em 1936, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza), na época, dirigente do ensino em Alagoas e simpatizante comunista do Palácio do Governo, foi preso, após o Getúlio Vargas esmagar a revolta militar da ALN, conhecida como Intentona Comunista. Ramos foi preso, sem haver nenhum processo formal de acusação.

Durante seu período no Cárcere, Ramos presenciou alguns acontecimentos, como a deportação da Olga Benário Prestes, recebia visitas da esposa Heloísa (Glória Pires) e de seu advogado, foi enviado à Colônia Penal da Ilha Grande.

Nesse lugar, ele ficou muito doente devido à uma úlcera, mas continuou a escrever, mesmo sobrevivendo por 10 meses de confinamento, em condições precárias e sofrendo barbaridades, com a ajuda de funcionários e dos prisioneiros, como ladrões e presos políticos, é que seria retratados no livro do escritor.

Memórias do Cárcere foi lançado em 1953, após a morte de Ramos, tendo 4 volumes. O autor não chegou a concluir a obra, faltando o capítulo final. Em 1984, o diretor Nelson Pereira dos Santos aproveitou que sua obra, Vidas Secas, repercutiu (e também foi baseado no livro do Graciliano), e resolveu adaptar Memórias para o cinema.

Com 3 horas de duração, o filme, além de Vereza e Glória, contam no elenco, Tonico Pereira, Nildo Parente, José Dumont e Jofre Soares, além de Silvio de Abreu, Cássia Kis. A trilha sonora tem, como música-tema, a Marcha Solene Brasileira, variação do Hino Nacional, de Louis Moreau Gottschalk para a Orquestra Sinfônica de Berlim, sob regência de Samuel Adler.

O longa foi exibido no Festival de Cannes arrancando aplausos dos quase 3 mil presentes. A obra ganhou o prêmio FIPRESCI da edição. Além de ganhar o prêmio Grand Coral no Festival de Havana, e Troféu APCA de Melhor Filme e Ator.

O filme foi restaurado, sob patrocínio da Petrobrás. Em 2015, o filme entrou na lista da Abraccine dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores