Era de Ouro da Animação

Dando continuidade ao assunto Animação, vamos diretamente ao túnel do tempo e contar sobre a Era de Ouro dos Desenhos Animados.

Nos anos 20, quando havia o cinema mudo, os grandes estúdios resolveram investir milhões de dólares para criar os filmes falados, usando todo tipo de tecnologia possível naquela época. O filme que deu o ponto de partida foi O Cantor de Jazz, da Warner Bros.

Quem assistiu Cantando na Chuva, deu pra perceber o esforço dos produtores e diretores para investirem nos cinemas falados. Sem falar dos atores que tiveram aulas de dicção para falar nos filmes.

O mesmo ocorreu com a Animação. Foi daí que os estúdios entraram na onda dos som e criaram seus curtas que marcaram época. O mais famoso foi o Vapor Willie, de 1928, por Walt Disney, após ele perder os direitos do seu personagem Osvaldo, o Coelho, para Walter Lantz.

Era o início da Era de Ouro da Animação. Estúdios, como Wat Disney Pictures, Warner Bros., Paramount, RKO, MGM, 21th Century Fox, Columbia, Universal e United Artists seus respectivos personagens que tomaram conta de inúmeras gerações do século XX.

Sem falar que a Era de Ouro também criou seus longas-metragens. A Disney se arriscou e realizou Branca de Neve e Os Sete Anões, de 1937, cuja animação ainda espanta pela qualidade.

Mesmo com seus curtas-metragens, exibidos nos cinemas, a Era de Ouro perderia, mais tarde, seu espaço para a Televisão, nos anos 60. Alguns animadores, originários no Cinema, resolveram investir seus trabalhos para a TV, como aconteceu com a dupla Hanna-Barbera, que ganharam fama e fortuna com seus personagens marcantes (veja nos posts anteriores).

Com o tempo, alguns desenhos desses estúdios se perderam com o tempo. Até que, alguns grupos de mídia, como a Turner, compraram todos os acervos para criarem seus canais de TV a Cabo, a partir dos anos 90 (veja também sobre a Turner, nos posts)

Como foi citado, o curta Vapor Willie, realizado há mais de 80 anos, perdeu a validade dos direitos autorais, só tutela da Disney, tornando domínio público. Assim como alguns desenhos desses estúdios da Era de Ouro da Animação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores