Casablanca
Qualquer cinéfilo de carteirinha conhece esse clássico de guerra. Em uma época em que a sétima arte estava se destacando, com excelentes filmes, alguns grandes obras-primas, outros considerados cult ou injustiçados, mas esse não é o caso de Casablanca.
O filmes também conta com um elenco cult, frases de efeito, clichês e um descaramento hollywoodiano. Rick (Humprey Bogart) é um dono de um bar, que fica em Casablanca, uma rota francesa de quem quer fugir dos nazistas da Segunda Guerra Mundial.
O bar tem de tudo, políticos, soldados, homens de negócios e jogatina ilegal. Mas o que não contava é a presença de sua ex-amante Ilsa (Ingrid Bergman).
O filme tem seus momentos de paixão melodramático, flashbacks, além do tema musical mais famoso "As Time Goes By".
Mas, o melhor estava por vir, quando Rick (de sobretudo) e Ilda (com um figurino classudo) em um momento mais romântico e melancólico, como se fosse uma despedida e a frase mais icônica: "Louis, acho que esse é o começo de uma bela amizade".
Casablanca foi um sucesso cultuado, ganhou os principais Oscars de Melhor Filme, Direção e Roteiro. Um belo programa para os namorados de plantão.
Comentários
Postar um comentário