A verdade sobre O Espião Espiado, do Pica-Pau
Todos sabem da importância do Pica-Pau, principalmente no Brasil. Desde que foi exibido da década de 1950, o desenho passou pelas principais emissoras, como SBT, Globo e Record, sendo a última detentora dos direitos de exibição. Mesmo fora do ar, o desenho continua em exibição no YouTube, com vídeos ultrapassando milhões de visualizações.
Mas, apenas um episódio chama a atenção de muitos: O Espião Espiado, de 1954, praticamente, na 3ª temporada. O desenho começa com o aviso: "A história que você vai ver é uma grossa mentira. Nenhum nome foi trocado pra não proteger ninguém". Pode até dar medo com a narração do saudoso Garcia Neto (que é pai do Garcia Junior, que dublou o Pica-Pau, quando era criança), mas o que poucos sabem é que esse episódio é uma paródia.
Sim, O Espião Espiado conta com dois detetives, Quinta-feira e Alan, que investigam um roubo de uma fórmula perigosa, roubada pelo Morcego. Esse bandido acaba colocando o produto na casa do Pica-Pau.
Quando o pássaro acorda, ele acaba tomando essa fórmula e ganha força sobre-humana. Daí, quando acaba, ele fica verde de fraqueza e acaba tomando de novo. Em seguida, ele descobre a verdade sobre o tônico e vai ao BFI. O restante todo mundo sabe, até porque ele foi exibido à exaustão.
Mas, por quê ele é uma paródia? Na verdade, o aviso que começa o desenho e a temática foram baseadas na série Dragnet, dos anos 1950. O detetive Quinta-feira é uma alusão ao personagem Joe Friday e aborda investigações criminais.
Até o final do desenho, quando o Pica-Pau prova que capturou o Morcego e demonstra sua força, ao bater a cabeça na parede, o Quinta-feira disse uma frase: "As Crianças andam vendo muita Televisão". Um outro ponto é que, na versão legendada, o Pica-Pau não tem falas, como era acostumado. Só na dublagem brasileira, ele teve três frases ditas.
Outro ponto que remete à Dragnet é quando o homem bate o carimbo com uma marreta e machuca o dedo e exibe o The End. Na série, mostra o logotipo da produtora do seriado. O barulho da marreta virou marca do programa Space Ghost de Costa à Costa. Sem falar que virou marca do canal Adult Swin.
Comentários
Postar um comentário