Fatos de TV: TV Continental - mais uma vítima da Maldição do 9
Está de volta o Fatos de TV. E hoje vamos falar de uma das primeiras emissoras de TV do Rio de Janeiro, a TV Continental, fundada em 1959, pelo então deputado estadual Rubens Berardo. A Continental operava no canal 9 da cidade, e foi a terceira emissora carioca a surgir na história.
Inicialmente, a pré estreia começou há um mês antes da inauguração, com o amistoso do Brasil contra a Inglaterra. No dia da estreia teve como convidado ilustre o presidente Juscelino Kubtischek, a emissora ficava na rua das Laranjeiras, no estúdio Flama, de propriedade do Berardo.
Seis meses após a inauguração, a Continental foi a pioneira a utilizar o uso do videoteipe, por meio de uma demonstração do Hotel Copacabana Palace. A TV contava com um elenco artístico, com Hebe Camargo, alguns que vieram da TV Paulista. Sua programação era composta por musicais e teleteatros.
Mas, em 1966, a TV foi arrendada para o jornalista Heron Domingues, pois a má administração causou um enorme atraso de salários. Em um dos anúncios, os locutores diziam: "a TV Continental, que NÃO PAGA NINGUÉM, anuncia sua próxima atração".
No início dos anos 1970, a emissora foi despejada de seu prédio, e teve sua programação operada em um caminhão de externas, em frente ao Grajaú Tênis Clube.
O canal foi tirado do ar e voltando diversas vezes, uma vez a Ordem dos Frades Capuchinhos tinham, por pouco tempo, administrado o canal. Porém, em 1972, o presidente Emílio Médici, cassou a concessão do canal 9.
Posteriormente, a torre, transmissor e antena foram comprados por Sílvio Santos, para inaugurar a TVS, do Rio de Janeiro. Ao comprar, o apresentador afirma que o equipamento possuía a tecnologia de transmitir à cores, antes mesmo da implantação no Brasil, em 1972.
Atualmente, o acervo da Continental só se resume à fotos da época.
Comentários
Postar um comentário