Ruby-Spears - além da Hanna-Barbera

Hoje, vamos fazer uma série especial sobre os estúdios de animação dos EUA, que fizeram história no entretenimento. Um desses estúdios foi a Ruby-Spears Productions.

Foi criado em 1977 pela dupla Joe Ruby e Ken Spears, recém-saídos da Hanna-Barbera, nos quais trabalharam como editores de áudio e roteiristas de diversos desenhos, como Space Ghost, Os Heculóides, além de terem criado Scooby Doo, Cadê Você?. O motivo de terem saído é porquê "estavam tendo dificuldades de subir". Além disso, também trabalharam do estúdio DePatie-Freleng Enterprises.

Além de criarem a RS, também foram executivos da rede ABC, supervisionando a programação de sábado. O chefão da rede queria criar uma competição para a Hanna-Barbera.

O primeiro sucesso da Ruby-Spears foi The Puppy Who Wanted a Boy. O auge veio com Bicudo - O Lobisomem, O Homem-Borracha, Thundarr - O Bárbaro (favorito da dupla), Alvin e Os Esquilos, Mister T, Os Centuriões, a versão de Super-Homem, a série animada da Loucademia de Polícia, Punky - A Levada da Breca (versão animada), Rambo - A Força da Liberdade, LordeGato e Mamaduke e Mega Man. Conhecido também por adaptar grandes filmes de sucesso, como os citados Rambo, Loucademia de Polícia, além de O Pestinha.

O estúdio foi uma subsidiária da Filmways Television e foi vendido para Taft Broadcasting, se tornando uma empresa-irmã da Hanna-Barbera. Em 1991, a RS foi desmembrada em RS Holdings, enquanto a maioria da biblioteca dos originais (pré-1991) foi vendido junto com Hanna-Barbera para a Turner Broadcasting System (esse fato foi retratado neste blog!). Com isso, o estúdio foi fechado em 1994, depois foi aberto, para fechar, definitivamente, em 1996.

A maior parte do acervo da Ruby-Spears é mantida pela Warner Bros. Entertainment. O desenho do Rambo, que foi produzido pelo estúdio, pertence à Studio Canal, que possui os três primeiros filmes do Rambo.

Em 2019, não está claro onde o restante do acervo pós-1991 da Ruby-Spears é mantida. Duas exceções são o Mega Man, que é propriedade da DHX Media (atual WildBrain), e SkysurferbStrike Force, da Invincible Entertainment Group.

Os fundadores morreram em 2020, com três meses de diferença: Joe Ruby morreu de causas naturais, em 26 de agosto aos 87 anos, e Ken Spears morreu de complicações de demência com corpos de Lewy, em 6 de novembro aos 82 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Assassinos da Lua das Flores