O Beijo da Mulher Aranha (1985)
Na sua opinião, qual foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor filme? Se você disse Ainda Estou Aqui, você ERRRRRROOOUUU! Mas, vamos para algumas curiosidades sobre O Beijo da Mulher Aranha.
Em 1981, o diretor Hector Babenco resolveu adaptar um romance de Manuel Puig, com a ajuda de Leonard Schrader, o Beijo da Mulher Aranha. Para viver o homossexual Luís Molina, o diretor indicou Burt Lancaster, que se manifestou desejar fazer o papel. Para interpretar o preso político Valentín Arregui, foi escalado Richard Gere (dá pra ver que o Hermano não tava brincando!).
Porém, com a mudança de planos, Gere foi substituído por Raúl Juliá. Quanto à Lancaster, ele estava propenso a fazer papel de homossexual, com os boatos de que ele assumiria (o que não era verdade!). Desde então, Babenco escalou William Hurt para viver Molina.
Sonia Braga, na época, não sabia falar inglês e teve suas falas decoradas foneticamente. Durante as filmagens, Hurt e um amigo foram sequestrados à mão armada, mas foram liberados. As filmagens foram feitas nos estúdios da Vera Cruz, então abandonados, sendo que as cenas ocorreram em uma penitenciária de São Paulo, que foi desocupada devido à rebeliões dos presos.
O filme conta a relação de Molina com Valentín na cela, em que o preso homossexual conta trechos de um filme de propaganda n4z1st4. Molina tenta confortar seu colega da dura realidade da prisão e da sua separação de sua amada Marta.
Valentín não sabia que Molina estava sendo chantageado para entregá-lo, contando toda a tramoia envolvendo um grupo guerrilheiro, e Valentín fora envenenado pelos carcereiros para contar tudo para seu colega. No meio da trama, os dois se envolvem calorosamente, esquecendo das tensões numa cela.
A maior parte do filme fora feita por brasileiros, sendo que, no elenco, estavam Milton Gonçalves, Fernando Torres, José Lewgoy, Nuno Leal Maia, Miriam Pires, Herson Capri, Miguel Falabella e Ana Maria Braga (NÃO É ESSA ANA MARIA, ENTENDERAM? É a irmã da Sônia e mãe de Alice). Por ser uma coprodução brasileira e americana, O Beijo da Mulher Aranha foi o primeiro a estrear comercialmente em 26 de julho de 1985. No Brasil, estreou somente em 13 de abril de 1986.
O filme foi indicado à 4 Oscars (Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro Adaptado), sendo o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. William Hurt ganhou o de Melhor ator, além de ter ganhado na mesma categoria no Festival de Cannes e o BAFTA.
Atualmente, o filme está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine, na posição 61. Manuel Puig adaptou a obra para o teatro, após o lançamento do filme. Em 1993, virou musical da Broadway, e recebeu 3 prêmios Tony. O musical recebeu adaptação no Brasil, com Claudia Raia, Miguel Falabella e Tuca Andrada.
Comentários
Postar um comentário