Fatos de TV: TV Rio Balsas - Prejudicada pelo futuro
Hoje, o Fatos de TV vai falar da TV Rio Balsas, considerada a pior afiliada da Rede Globo. Fundada em 1979, na Cidade de Balsas, no Maranhão, a emissora se afiliou à TV Difusora, antiga afiliada da Globo, em São Luís. A TV Rio Balsas foi a primeira emissora da cidade de Balsas.
Para transmitir a programação da Globo, eles utilizaram um pequeno transmissor e um único VT, para reproduzir as fitas das novelas e do Jornal Nacional, que chegavam uma semana depois, de ônibus, em São Luís, responsabilidade da Difusora.
No início dos anos 90, a cidade ganhou mais concessões de TV, acabando com o monopólio da Rio Balsas.
Depois que a TV Difusora saiu da afiliação da Globo, pra dar lugar à TV Mirante (da família Sarney), a TV Rio Balsas se tornou, até então, a afiliada mais antiga da Globo, completado em 2001. Porém, mesmo com essa marca, os problemas ficaram evidentes.
A começar pelos equipamentos, que eram precários. A programação da emissora, bem que tentava se adequar, mas, com a inexperiência e falta de investimento, a Rio Balsas recebeu um ultimato da Globo, de que, se ela não se adequar ao Digital, ela perderia sua afiliação.
Pra se ter uma ideia, o fundador do canal era o ex-prefeito Francisco Coelho. Ele alegava que a TV não tinha dinheiro suficiente para investir em tecnologia, sendo um dos motivos do qual o canal não se juntou ao Digital.
E o pior estava por vir: durante a exibição do Sessão da Tarde, em 2013, houve um temporal, e, por consequência disso, a torre de transmissão da Rio Balsas se partiu só meio, ficando pendurada, quase caindo no chão. O sinal ficou fora do ar, por cinco dias, até 8 de abril, quando entrou no ar o Mais Você.
Antes disso, em Março daquele ano, a TV Rio Balsas foi vendida à Rede Mirante, da Família Sarney, tornando-se a emissora local TV Mirante Balsas.
Comentários
Postar um comentário