Racionais - Das Ruas de São Paulo para o Mundo
Nas palavras do Capitão Nascimento: "O cara que nasce pobre e preto não tem muita chance no Brasil". É esse o foco do documentário Racionais - Das Ruas de São Paulo para o Mundo, lançado pela Netflix.
Dirigido pela Juliana Vicente, o documentário faz parte da comemoração dos 30 anos do grupo Racionais MC's, e do mês da Consciência Negra. Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay falam de suas vidas, tanto na periferia de São Paulo, quanto como a música entrou em suas trajetórias.
O filme tem, ao mesmo tempo, imagens de arquivo, de shows, gravações dos discos, da explosão do grupo nos quatro cantos do Brasil, além de fortes imagens da repressão policial, que sempre acompanhou o grupo.
É com esse assunto que o Racionais gravou Sobrevivendo no Inferno, de 1998, que lançou os quatro componentes para a fama nacional, sendo que ganharam prêmios por vendagens de discos.
As músicas foram o real retrato da triste história do nosso país, inclusive a música Diário de um Detento, que é marcante até hoje. Todavia, a violência policial e o racismo sempre acompanharam os shows do Racionais, até mesmo pessoas baleadas. Porém, a consagração definitiva foi o show no Rock in Rio deste ano.
Como diz o Mano Brown: "vamo acordá, nada como um dia, após outro dia".
Comentários
Postar um comentário