O Iluminado
Fazer um filme baseado em livro nunca foi novidade. Desde que o cinema surgiu, houve muitas adaptações literárias. Mas, a mais significativa foi a do filme O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, inspirado no livro escrito por Stephen King.
Todos sabem da importância, tanto do Mestre do Terror quanto do cineasta inglês. King sabe, como ninguém, contar histórias pra lá de surpreendentes, seja usando seu nome verdadeiro quanto do nome fictício Richard Bachman.
Quanto ao Kubrick, ele tinha o estilo peculiar de filmar cada detalhe, porém os seus filmes são recheados de polêmicas. Laranja Mecânica que o diga.
E O Iluminado, quando foi realizado, sofreu críticas do próprio King, que não gostou de como o roteiro foi escrito. Mas, a crítica não deu trela. E o filme se tornou um dos mais assustadores de todos os tempos.
Jack Nicholson é um escritor e ex-alcoólatra, que, junto com sua mulher e filho, vão cuidar do Hotel, que carrega uma tragédia obscura. Na qual, o filho têm visões perturbadoras. Com o passar do tempo, Jack fica mais perturbado e coloca a sua família em perigo.
Quem diria que Shelley Duvall ficou muito traumatizada com as torturas psicológicas do Kubrick. Dá pra notar das cenas dela totalmente assustada.
Sendo assim, O Iluminado foi orçado em US$ 19 milhões, e obteve receita de US$ 44,3 milhões.
Comentários
Postar um comentário