Mayhem - De Mysteriis Dom Sathanas
Pense em um disco macabro, diabólico, sinistro, controverso, polêmico e marcante, ao mesmo tempo. Pensou? O que eu diria a você que esse disco que descrevo foi marcado por tragédias? Você acredita?
Foi a minha reação ao escutar De Mysteriis Dom Sathanas, primeiro disco da banda norueguesa Mayhem, um dos trabalhos que inauguraram o Black Metal norueguês.
Quem assistiu Senhores do Caos, saibam o porquê da banda, capitaneada por Euronymous, guitarrista e compositor, ter formado a banda. Ao lado do vocalista Dead, compuseram De Mysteriis Dom Sathanas, em 1987. As letras falavam coisas suicidas. Por uma ironia do destino, Dead se mata explodindo seus miolos.
O guitarrista encontrou o corpo em seu apê, tirou a foto, pegou os pedaços do crânio e fez um souvenir. Quanto aos miolos espatifados, fez um ensopado canibal (dizem que ele comeu o ensopado!).
Para o lugar do Dead, Euronymous chamou Attila Csihar pra gravar as vozes, no baixo chamou Varg Vikernes (Burzum) e Hellhammer na bateria. Necrobutcher, que havia saído durante as gravações, teria alegado, anos depois, que compôs maior parte das músicas.
Porém, Varg e Euronymous estavam brigados, chegando até a serem inimigos. E a coisa ficou mais feia. O baixista foi até a casa do guitarrista e esfaqueou-o até a morte, em 1992. Foi preso e cumpre pena até hoje, sem falar que ele também é acusado de queimar igrejas locais.
Hellhammer e Necrobutcher assumiram o Mayhem, e planejam lançar o disco. Os pais do Euronymous queria que apagassem as linhas de baixo do Varg. Mas, ficou por isso mesmo.
O disco foi lançado em 1994, e se tornou um dos trabalhos mais icônicos do Metal Extremo, angariando legiões de admiradores, sejam do Black Metal ou não.
Comentários
Postar um comentário