Pink Floyd: influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos
Sabe quando você quer fazer algo inacreditável, e alguém diz na sua cara e fala "só quando os porcos voarem"? Pois bem, Você está andando em algum lugar, vê uma construção enorme e tenta imaginar um porco triunfando entre as torres. Se acham aquilo impossível, então é melhor observarem a obra-prima do Pink Floyd, Animals.
Se for para analisar a famosa capa desse disco, você deve estar imaginando o por que dessa expressão mais famosa. Um porco inflável sobrevoando o Battersea Power Station foi ideia do próprio Roger Waters, que virou ditador da sua banda.
No auge dos discos Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1976), a banda passou do paraíso ao purgatório, quando Waters inflou seu ego ao tentar tomar o controle absoluto da banda, façanha essa que foi conquistada durante as gravações do seu disco posterior The Wall (1979).
Influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, Animals fala sobre o controle dos animais em uma fazenda, causando uma revolta contra seus donos. Os bichos relatados nessa obra são o Porco (líder), o cachorro (magnata) e a ovelha (população). Waters compôs quase todo o repertório, com exceção da faixa Dogs, co-escrita em conjunto com David Gilmour. Com mais de 17 minutos, Dogs possui efeitos sonoros e um dos trabalhos de guitarra mais legais.
Como foi dito antes, a tensão entre a banda não era das melhores, especialmente para o Richard Wright, que não foi creditado em nenhuma das faixas, e fora apenas um músico contratado. Voltando ao disco, Pigs On The Wing (partes 1 e 2) são belas peças acústicas, dando a entender a temática da capa. Já Pigs (Three Different Ones) e Sheep destacam pelos efeitos sonoros, acompanhados pela atmosfera do instrumental.
Durante a turnê "In The Flesh" (e do Roger Waters, atualmente), usavam um porco inflável com palavras de protesto sobre as injustiças sociais e políticas. O animal é preso sob cabos de aço e, ao soltarem, a plateia ficava sob os olhares do porco voando, dando a entender o por quê de sempre alguém falar "só vou acreditar em algo, quando os porcos voarem".
Comentários
Postar um comentário