Rain Man
Nos anos 80, o autismo era pouco falado na sociedade. Porém, o tema foi abordado nesse filme, dirigido por Barry Levinson, o Rain Man.
Charlie Babbitt (Tom Cruise) é um homem de negócios frustrado, que descobre que seu pai faleceu e herda, apenas, as roseiras e um carro conversível, enquanto toda sua fortuna fora deixada por uma instituição de caridade.
Charlie e sua noiva vão até essa instituição e descobrem que o Charlie tem um irmão, Raymond (Dustin Hoffman), que é autista. Para conseguir o direito da herança, Charlie "sequestra" Raymond e parte para uma viagem ao Oeste dos EUA. É aí que Charlie descobre do seu irmão um jeito peculiar e humano.
Como vemos, Raymond vive obcecado por programas de jogos na TV, repetindo frases, como "quem estava na primeira base?". As cenas em que os irmãos jogam em um cassino são um dos destaques.
O filme foi baseado na vida e obra de Kim Peek, que, assim como Raymond, também decorava livros e diversas informações (Kim tinha Síndrome de savant). Antes de Levinson assumir a direção, Steven Spielberg foi cotado para dirigir o Rain Man, mas resolveu dirigir Indiana Jones e A Última Cruzada.
Rain Man agradou a crítica e a Academia deu 4 Oscars (melhor filme, direção, ator e roteiro original).
Comentários
Postar um comentário