Apocalypse Now


Nas palavras de Francis Ford Coppola: "Este não é um filme sobre o Vietnã. É o próprio Vietnã". À beira da falência, após dirigir O Poderoso Chefão, o célebre cineasta topou o desafio de filmar os horrores da guerra.

Inspirado em um livro chamado o Coração das Trevas, de Joseph Conrad, Apocalypse Now é um retrato ocular sobre a doentia ocupação americana no Vietnã. Ao som de The End, do Doors, helicópteros soltam rajadas de fogos em uma floresta, em uma cena antológica. Que começo.

Capitão Willard (Martin Sheen) é convocado pelo Exército para uma missão: localizar e matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), que perdeu o juízo e montou uma milícia vietnamita para exterminar os que rebelam contra a guerra. o que ele não sabia é que sua missão era a mais arriscada que já enfrentou. Junto com sua equipe, Willard cruza o rio até Camboja para encontrar o doentio coronel. É aí que o perigo chega junto.

Em uma das cenas, o tenente Kilgorge (Robert Durvall) ironiza a situação em que se encontra, ao tirar o uniforme para "surfar". Ao sentir o aroma das explosões, ele brada: "adoro o cheiro de napalm pela manhã".

Nas cenas finais, Brando aparece friamente para interrogar Willard. Pra que não mostre sua obesidade, o ator sugeriu aparecer no escuro.

Na época do lançamento, a crítica foi severa. Mas não dá pra ignorar a genialidade de Coppola. Vencedor de dois Oscars (Som e Cinematografia) e Palma de ouro do Cannes, Apocalypse Now tem status de clássico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Mais uma vez a Tropa do Terror invade a Zona Leste

São Paulo ferveu e Galeria entrou em erupção

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida