O Agente Secreto (2025)
Num momento em que o Brasil se encontra numa política polarizada em ambas as partes, o cinema brasileiro, novamente, nos enche de orgulho com o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), cuja produção foi conjunta com Brasil, França, Holanda e Alemanha.
Em 1977, o engenheiro Marcelo (Wagner Moura) foge de São Paulo para se instalar em Recife, em busca de paz. Lá, conhece um albergue, comandado por Dona Sebastiana (Tânia Maria), além de alguns vizinhos, entre eles, um casal de angolanos fugitivos.
Por outro lado, em São Paulo, um industrial contrata dois assassinos para matar o Marcelo, que resolve se envolver com um delegado local, provavelmente um membro do regime militar da época.
Marcelo tem um filho, que mora com os avós maternos, sendo que o avô trabalha como projecionista no cinema local. É aí que o pobre homem se questiona sobre a situação em que se encontra. Mesmo estando longe de casa, ele corre contra o tempo para tentar encontrar a origem da sua mãe.
Nesse filme, podemos ver que temos imagens antigas de programas de televisão, filmes, desenhos, referências ao filme Tubarão (que o filho do Marcelo quer muito ver!), inclusive, tem também a perna humana, que foi dilacerada por um Tubarão, no começo do filme.
O filme se passa na época do Regime Militar, até mesmo o retrato do presidente Geisel se encontra. No elenco, temos gente do calibre de Maria Fernanda Cândido, Tomás Aquino e Udo Kier (em seu último papel da carreira, antes dele morrer), que também fez Bacurau, do mesmo Kleber Mendonça Filho.
A trilha sonora tem músicas diversas, entre elas a Guerra e Pace, Pollo e Brace, de Ennio Morricone. Sem falar que outro destaque eram os famosos orelhões públicos, que, recentemente, foram extintos em todo o Brasil.
O Agente Secreto estreou em 18 de maio de 2025, no Festival de Cannes, em que venceu a Palma de Ouro de Melhor diretor e Interpretação Masculina para Wagner Moura. O filme estreou no Brasil em 6 de Novembro do mesmo ano.
Esse ano, no Globo de Ouro, venceu Melhor Filme em língua não-inglesa e melhor ator (Wagner Moura). E, recentemente, foi indicado à 4 Oscars, de Melhor Filme do Ano, Filme Internacional, Ator (Wagner Moura) e Direção de Elenco.
Comentários
Postar um comentário