Fatos de TV: Brasileiras & Brasileiros - o inexplicável fracasso do SBT
Hoje em dia, podemos acompanhar a epopeia da TV Globo e suas novelas, que, antes eram sinônimo de supremacia nacional, agora esses tempos de glória parecem que ficaram no passado. Novelas como Três Graças e Dona de Mim, sem falar das reprises de Terra Nostra e Rainha da Sucata, não estão agradando o público. Isso nem a Globo está se tocando.
Se vocês acham que a emissora dos Marinho passam por isso, é porque, em 1990, o SBT resolveu investir numa novela muito mais ambiciosa, que, por incrível que pareça, QUASE o canal do Silvio Santos foi à falência. O Fatos de TV vai contar sobre Brasileiras & Brasileiros.
Depois do fracasso de Cortina de Vidro, Sílvio Santos investiu milhões de dólares com equipamentos e contratações de artistas da Rede Globo para a novela, que foi escrita por Carlos Alberto Sofredinni e direção geral de Walter Avancini. Tudo isso em meio ao Plano Collor. O nome da novela é baseado no bordão do ex-presidente Sarney, que sempre iniciava seus discursos à Nação.
O foco da novela se baseia na periferia de São Paulo, em que eram realizados torneios de luta-livre de mulheres. No elenco, estavam Edson Celulari, Lucélia Santos, Rubens de Falco, Irene Ravache, Ney Latorraca, Isadora Ribeiro, Fúlvio Stefanini, Rosi Campos e Daniel Dantas.
O primeiro capítulo rendeu média de 14 pontos, mas, com o passar das semanas, a audiência foi caindo, desagradando o público, que achou a novela muito arrastada e violenta.
Vendo que a coisa estava feia, Sílvio Santos afastou Sofredinni (de sua própria novela) e Avancini assumiu o restante dos capítulos, deixando de lado a pobreza e focar na classe alta.
O que era ruim, ficou pior. Em meio à gastos exorbitantes, anunciantes se afastando e salários milionários do elenco, fez com que o SBT entrasse numa grave crise, que quase o levou a falência, fechando o primeiro trimestre de 1991 com 25% a menos de seu faturamento.
Como consequência, o núcleo de dramaturgia foi desativado, o elenco foi dispensado e 150 profissionais foram demitidos. O SBT teve que fazer cortes na sua programação, extinguindo telejornais locais.
A emissora saiu da crise quando estreou a novela infantil Carrossel, que marcou mais de 25 pontos, quase encostado no Jornal Nacional e da novela O Dono do Mundo. Outra coisa que salvou o SBT foi a criação da Tele Sena, que passou a ser a patrocinadora do SBT.
Comentários
Postar um comentário