Nelvana - do Canadá para o mundo
Você que nasceu nos anos 80 já deve ter visto os desenhos animados, como Ursinhos Carinhosos, Inspetor Bugiganga e A Nossa Turma. Sabe o que eles têm em comum? Foram produzidos pelo estúdio Nelvana.
Voltando à série sobre estúdios de animações, vamos falar sobre Nelvana. Com sede no Canadá, e escritórios na França, Irlanda e Japão, além de três pequenos escritórios nos EUA, o estúdio foi fundado em 1971 por Michael Hirsh, Patrick Loubert e Clive A. Smith.
O nome foi tirado na super-heroína Nelvana of The Nothern Lights, uma heroína local. O logo tem como mascote um urso polar olhando para Polaris, a Estrela do Norte. Uma curiosidade: esse urso polar apareceu pela primeira vez no especial de animação para TV The Devil and Daniel Mouse, de 1978.
Hirsh e Loubert eram colegas e fizeram filmes com outros alunos, em 1967. Na época, a mídia televisiva estava se desenvolvendo. Então a dupla formou o Laft Arts, produzindo curtas, até se encontrarem com Clive.
O trio formou, em 1971 a Nelvana, conforme foi explicado a origem do nome. Os primeiros trabalhos foram adaptações de quadrinhos locais. Seus primeiros desenhos foram, exatamente, The Devil... (1978), A Cosmic Christmas (1977) e Easter Fever (1980).
Na década de 1980, o estúdio fez um episódio piloto de Get Along Gang (A Nossa Turma - conferem neste blog!), que foi exibido na Nickelodeon, a primeira temporada do Inspetor Bugiganga (em parceria com a DIC), Ursinhos Carinhosos (seu maior sucesso). Esses dois últimos foram exibidos no SBT.
No final da década, foram criados Clifford, As Aventuras de Babar e Beetlejuice (baseado no filme do Tim Burton). Nos anos 90, foram criados As Aventuras de Tintin, O Pequeno Urso, O Ônibus Mágico, Rupert, Ekk! The Cat e Dog City. Esses desenhos foram exibidos na Cultura, Record, Globo e SBT.
Também é de coautoria da Nelvana Fievel - Um Conto Americano, Pippi Meia-Longa, Free Willy, A História Sem Fim e o desenho Cadillacs & Dinossauros. No final da década, produziu Franklin, Os Sete Monstrinhos e Donkey Kong.
Em 2000, o grupo de mídia Corus comprou a Nelvana por US$ 540 milhões. Seus fundadores deixaram o estúdio que criaram. A Nelvana também investiu nos animes, como Sakura Card Captors, Beyblade, Medabots e Bakugan.
Já Os Padrinhos Mágicos foi uma distribuição do estúdio, assim como Danny Phantom e Os Backyardigans.
Comentários
Postar um comentário