2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Magnânimo, Magnífico, Estupendo, Espetacular, Fantástico, Astronômico. Todas essas definições resumem o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Poderia dizer que esse filme profetizou o futuro da Humanidade. Stanley Kubrick pode não estar presente para poder ver os progressos que o mundo enfrentou. Mas, com toda a certeza, ele foi à frente do seu tempo e realizou sua obra de arte cinematográfica do Século XX.

Kubrick produziu e dirigiu esse filme, e co-escreveu o roteiro, junto com Arthur C. Clarke, autor do conto A Sentinela, que se inspirou para realizar 2001. O filme aborda temas, como a evolução do homem, a tecnologia, Inteligência Artificial, Existencialismo e a vida extraterrestre.

Algumas cenas, como o primata batendo os ossos e jogando ao ar, o monólito e os efeitos visuais marcaram gerações e entraram na cultura pop. Sem falar que as músicas Danúbio Azul (Johann Strauss) e Assim Falou Zarathustra (Richard Strauss) entraram para a história. Essa música de Richard foi baseada no poema, escrito por Frederich Nietzsche, que aborda a evolução filosófica do homem.

2001 ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Visuais, sem contar que o filme entrou na Biblioteca do Congresso Americano. Até mesmo recebeu homenagens mundo afora, sendo imitado em outras produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Yohan Kisser fazendo seu nome na Música