2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
Magnânimo, Magnífico, Estupendo, Espetacular, Fantástico, Astronômico. Todas essas definições resumem o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. Poderia dizer que esse filme profetizou o futuro da Humanidade. Stanley Kubrick pode não estar presente para poder ver os progressos que o mundo enfrentou. Mas, com toda a certeza, ele foi à frente do seu tempo e realizou sua obra de arte cinematográfica do Século XX.
Kubrick produziu e dirigiu esse filme, e co-escreveu o roteiro, junto com Arthur C. Clarke, autor do conto A Sentinela, que se inspirou para realizar 2001. O filme aborda temas, como a evolução do homem, a tecnologia, Inteligência Artificial, Existencialismo e a vida extraterrestre.
Algumas cenas, como o primata batendo os ossos e jogando ao ar, o monólito e os efeitos visuais marcaram gerações e entraram na cultura pop. Sem falar que as músicas Danúbio Azul (Johann Strauss) e Assim Falou Zarathustra (Richard Strauss) entraram para a história. Essa música de Richard foi baseada no poema, escrito por Frederich Nietzsche, que aborda a evolução filosófica do homem.
2001 ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Visuais, sem contar que o filme entrou na Biblioteca do Congresso Americano. Até mesmo recebeu homenagens mundo afora, sendo imitado em outras produções.
Comentários
Postar um comentário