Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia (1977)
Pra quem acha que Tropa de Elite abordava a corrupção policial e o surgimento das milícias, saibam que, em 1977, Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia foi bem mais além do que havia imaginado.
Hector Babenco foi profundo ao contar a história do bandido mais ousado que o país já conheceu. Com o roteiro escrito por José Louzeiro (que escreveu o livro, que dá o nome do filme), Lúcio Flávio se tornou conhecido por seus assaltos à bancos e de fugas espetaculares, sejam em prisões ou da polícia.
Numa época em que a Ditadura organizou uma espécie de equipe de investigadores, conhecida como Esquadrão da Morte, cuja intenção é combater o crime à margem da lei.
Isso tudo envolve assassinato, corrupção policial e tortura. O elenco foi composto por Milton Gonçalves, Paulo César Pereio, Lady Francisco, Grande Otelo, José Dumont e Stepan Nercessian.
O filme ganhou 4 kikitos do Festival de Gramado, como Melhor Ator, Ator Coadjuvante (Ivan Cândido), Fotografia e Edição. E foi escolhido como melhor Filme pelo grande Júri, da Mostra Internacional de Cinema São Paulo, de 1977.
Em 2015, entrou na lista do 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine. Além de ser um dos filmes nacionais mais vistos da história, com mais de 5,4 milhões de espectadores.
Comentários
Postar um comentário