Filmation - Eles tinham a força
Mais um capítulo da série sobre os estúdios de animação americana. E hoje vamos falar da Filmation, fundada em 1962 por Lou Scheimer e Hal Sutherland.
Lou convidou Hal, que trabalhava na Larry Harmon Pictures, para ser seu sócio de um desenho educativo chamado Rod Rocket. Nessa época estavam produzindo uma série baseada na vida de Cristo. Com o dinheiro, criaram o estúdio True Line, que, mais tarde, virou Filmation.
Entre suas contribuições, estavam a série animada do Superman, Aquaman, Batman. Em 1968, lançaram The Archie Show. Com o sucesso das séries, a Filmation se tornou concorrente da Hanna-Barbera e DePatie-Freleng Enterprises.
Depois, seguiram com Star Trek, Flash Gordon, Os Fantasmas, e os mais bem-sucedidos desenhos animados He-Man e os Defensores do Universo e She-Ra, fazendo sucesso nos anos 80, principalmente no Brasil, quando foram exibidos na Globo.
Além dos desenhos, fizeram live-actions do Shazam! e A Poderosa Ísis. Outros desenhos tiveram assinatura da Filmation, como Super-Mouse, Faísca & Fumaça e Tom & Jerry.
As marcas registradas foi um crédito rotativo "Produzido por" com o nome de Lou Scheimer visto nos encerramentos. Muitos dos seus shows são notáveis uma simples lição de vida, dito por um personagem, no epílogo.
A técnica de animação é feira por rotoscópia, que copiava movimentos filmados em live-action, fazendo com que a ação se tornasse realista.
Em 1989, a Filmation foi vendida para a L'Oréal, que acabou ficando com a biblioteca. Vendo que a situação ficou ruim, e vendo seu acervo abandonado, Lou fundou seu estúdio que leva seu nome, mas não conseguiu o prestígio de antes.
Em 2004, o acervo da Filmation foi vendido para a Entertainment Rights, que depois foi adquirido para a Classic Media. Em 2012, a Classic foi vendida para a Dreamworks Animation, que administra também o acervo da Harvey Comics. Atualmente, é administrado pela NBCUniversal, sob a tutela da Dreamworks Classics.
Lou Scheimer morreu em 17 de outubro de 2013. Já Hal Sutherland morreu em 16 de janeiro de 2014.
Comentários
Postar um comentário