Lords of Chaos - O Livro
AVISO: O Esporro Público não faz (e não apoia!) discurso de ódio, independente do lado cultural, social ou político. Nosso negócio é falar de entretenimento e cultura pop underground, no modo geral. Se quiser ouvir e ver tretas, vá ao canal do Nando Moura, ou nos podcasts do Monark. Dito isso, vamos aos finalmente.
A Estética Torta foi corajosa ao lançar o livro Lords of Chaos, que fala sobre o Black Metal norueguês, que teve seu auge (criminoso!) nos anos 90. Na maioria, o percursor foi a banda Mayhem, liderada por Eronymous, que foi assassinado por Varg Vikenes, do Burzum.
O livro, que contém 666 (!) páginas, mostra como o país nórdico se tornou Manchete em toda a mídia da época, em que jovens queimavam igrejas e matavam negros, gays e católicos, além de membros de outras bandas.
Vikenes é retratado como um Charles Manson do Black Metal. Suas palavras podem até causar arrepios, mas, para os que ouvem música, não passa de pirações de um maluco.
Sobre a cena em geral, o livro conta, misturando mitologias nórdicas com satanismo, além de histórias do Nazismo. Ou seja, se fizermos um paralelo da Noruega dos anos 90, com o Brasil de agora, vemos algumas semelhanças.
Resumindo: leia o livro, de forma didática, e, se tiver senso de humor, pode dar umas boas risadas com as declarações do Varg Vikenes.
Comentários
Postar um comentário