Cavalo de Fogo
Quem nunca viu esse desenho, milhares de vezes, achando que teria muitos episódios, quando, na verdade, foram apenas 13 episódios? Mas, sem se importar, virou um clássico nas manhãs douradas do SBT, o desenho Cavalo de Fogo.
Criado pelo estúdio Hanna-Barbera, em 1986, foi exibido na CBS americana, entre 13 de setembro e 6 de dezembro de 1986. Mas, foi no Brasil (principalmente, no SBT) que conhecemos as histórias da Princesa Sara e o Cavalo de Fogo. Na emissora do Silvio Santos, passou no Show Maravilha, Sérgio Mallandro, Festolândia, Sessão Desenho, Sábado Animado e Bom Dia & Cia, entre 1987 até 2005.
Quem viu a abertura, sabe da história em que a rainha de Dar-Shan morre e deixa sua filha Sara, recém-nascida, sob os cuidados do Cavalo de Fogo, salvando-a nas garras da Lady Diabolyn. O cavalo deixa a bebê numa fazenda, em Montana, que passa a ser cuidada por John Cavanaugh.
Por volta dos 13 anos, ela descobre que possui um medalhão que começa a brilhar, e que é mágico e capaz de enviar um aviso ao Cavalo que a salvou. O animal conta que ela é filha da Rainha Sarana, de Dar-Shan, e que Diabolyn é meia-irmã da sua mãe, sobre a qual lançou um feitiço para abdicar do trono.
Sara tem seus amigos nesse mundo: Dorin e seu potro Brutus e Alvinar, um ancião feiticeiro que cuidou da sua mãe. Já Diabolyn tem seus guardas, que parecem monstros de circo de aberrações, liderados por Dweedle, além disso espectros demoníacos.
A dublagem ficou por conta da Telecine, sem falar da canção-tema, com aquela desafinada famosa, interpretada por Maria da Penha Esteves, dublados do Brutus. Segundo a Miriam Ficher, que faz a voz de Sara, a versão original da canção tinha essa desafinada, cuja versão em português foi criada e produzida por Mário Lúcio de Freitas.
Apesar de só ter 13 episódios, ficou marcado por não ter um final, por causa do cancelamento da série, deixando em aberto o que teria acontecido na história e se Sara teria se tornado rainha de Dar-Shan. O último episódio, O Rei dos Cavalos, apesar de ser um episódio comum, não foi citado o que veria em seguida. Assim como ocorreu com Caverna do Dragão.
Se você assistiu a esse desenho, comente.
Comentários
Postar um comentário