Tim Burton: O Cineasta Icônico e Sua Obra
Se vc assistiu ao Batman, Edward Mãos de Tesoura, Beetlejuice ou O Estranho Mundo de Jack, obviamente você é admirador do Tim Burton. Então, você vai conhecer tudo sobre a trajetória dele no livro Tim Burton: O Cineasta Icônico e Sua Obra, escrito por Ian Nathan, e lançado esse ano, pela Editora Belas Letras.
Nathan, como vocês viram anteriormente, escreveu também sobre o Mestre Quentin Tarantino (que a editora também lançou, simultaneamente, esse ano). E nada melhor do que ele escrever sobre o Burton, fanático por clássicos do terror, como Frankenstein, Drácula, O Monstro da Lagoa Negra, O Dia Em que a Terra Parou, além de ver séries, como Batman e A Família Addams.
Burton estudou em uma escola de artes, até se tornar roteirista e animador. Chegou a começar a trabalhar na Disney, porém seus projetos ficaram perdidos.
Seu primeiro filme foi As Aventuras de Pee-wee, até se tornar conhecido com Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem (1988), depois com Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1991), Batman: O Retorno (1992) e O Estranho Mundo de Jack (1993), inventando o gênero Burtonesco.
Suas artes, inspiradas nos filmes de terror do começo do século XX, além de uma dose lisérgica de psicodelia sombria, são um deleite de uma história única do Cineasta, que sempre era considerado O Patinho Feio de Hollywood.
Seu sucesso estrondoso veio com A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010), arrecadando incríveis bilheterias em todo o mundo. Sem falar que ele sempre teve colaborações com Johnny Depp, Danny Elfman e Helena Bonham Carter.
Seus últimos trabalhos foram a Série Wandinha (2022) e Os Fantasmas Ainda Se Divertem, lançado esse ano. Aliás, esse livro conta que o último filme estava em fase de produção, sendo que o Tim manteve sigilo.
Se você gosta, basta dizer o nome 3 vezes.
Comentários
Postar um comentário