Vulcano - Om Pushne Namah

Lançado, originalmente, em 1983, o compacto Om Pushne Namah marcou a estreia da banda paulista Vulcano e, mais recentemente, foi relançado pela Classic Metal e Heavy Metal Rock, em 2023, com as quatro músicas regravadas e inclusas no disco.

Gravado em oito canais no estúdio Top Tape, em oito horas, a banda, liderada por Zhema Rodero, que gravou guitarra e baixo, investiu o que tinha (e o que não tinha!) pra realizar essa proeza, enquanto o Metal Brasileiro estava surgindo.

Om Pushne Namah, tem, como significado, Om (o som primordial do Universo), Pushne (referência ao Deus Sol Pushan) e Namah ("eu me rendo"). Ou seja, as quatro músicas Cidade dos Porcos, Besta Cibernética, Santos City e Perdido, Achado e Regenerado fazem parte do conceito do sexto dos 12 mantras da saudação do sol. Então, os elementos formam uma energia para a luz solar.

Já o som, embora o Vulcano seja, mais tarde, uma banda extrema, que conquistaria o mundo todo, tem uma pegada oitentista, nos moldes de Patrulha do Espaço e Harppia. Mas, vale pelo esforço e pela história do Zhema.

Anos depois, no tributo ao Vulcano, a banda Breakdown regravou Besta Cibernética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores