Trilhas Sonoras: Os Intocáveis (1987), de Ennio Morricone
Para falar de mais uma trilha sonora, deixo um lembrete: não confunda o nome desse filme, com outro, chamado Intocáveis, de 2011, pois a temática é outra. Dito isso, vamos aos finalmente!
Os Intocáveis, de 1987, foi dirigido por Brian De Palma, e baseado na clássica série dos anos 60. Estrelado por Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro e Andy Garcia, o filme retrata a operação de prender o Al Capone, durante a Lei Seca, dos anos 30, em Chicago.
Considerado um dos mais brilhantes filmes de gangster de todos os tempos, tem cenas icônicas, como a cena da escada, baseada no filme Encouraçado Potemkin, de 1925.
Mas, o destaque mesmo, é a trilha sonora, composta (mais uma vez) pelo maestro Ennio Morricone. Com certeza, é um espetáculo à parte e compõe a atmosfera do submundo de Chicago.
A música tema poderia ser de qualquer filme de suspense, e ajuda a dosar as emoções. A cavalgada dos paladinos em direção à ponte, na qual havia a operação ilegal, ganha peso épico em virtude dos acordes, ressaltando a tenacidade e a bravura dos homens enfrentado tudo e todos.
Alguns momentos emocionantes, como a cena da morte de Malone, e quando Ness olha a foto dos seus amigos, ganha tons melancólicos, com os metais.
Sem falar também da música marcante, ambientando Al Capone, em seu alto degrau da ascensão do crime. O tema final ganha tons orquestrados, com sabor de vitória contra a sujeira criminosa de Chicago.
Mesmo com maestria, Morricone não conquistou o Oscar da categoria. O filme, ainda, foi indicado com melhor figurino e direção de arte. Mas ajudou o Sean Connery a faturar o de Melhor Ator Coadjuvante.
Comentários
Postar um comentário