Trilhas sonoras: Cinema Paradiso, de Ennio Morricone
Atendendo a pedidos, o Esporro Público dará espaço à seção de Trilhas sonoras. E começaremos com uma das mais marcantes de todos os tempos: Cinema Paradiso, composta pelo maestro Ennio Morricone.
Quem assistiu a esse filme, sabe o quanto ficaram emocionados com a linda história do Totó e Alfredo, uma amizade duradoura, regada a cinema. Uma declaração de amor à sétima arte.
Mas, o personagem, digamos, que roubou a cena, foi a trilha sonora de Morricone. Vários temas, no decorrer do filme, embalaram corações.
O tema principal do filme revela poesia e encantamento e tem a capacidade para nos transportarmos para um mundo mágico permeado por cenas das mais antológicas produções cinematográficas de todos os tempos. Uma delas é a cena final, em que Totó, já crescido, assistia à montagem que havia sido feita, pelo Alfredo, dos recortes de filmes antigos.
Morricone afirmou em diversas entrevistas que aceitou compor a trilha do filme por ter a absoluta convicção de que se tratava de um autêntico "capolavoro" (obra-prima).
Em 2007, quando veio ao Brasil, pela primeira vez, o maestro não incluiu o tema do Cinema Paradiso no programa. Na segunda parte, após muitos apelos, ele o incluiu.
Um ano depois, ele retornou ao Brasil e incluiu o tema no programa, reconhecendo a importância do filme.
A trilha sonora foi premiada com o Bafta da Inglaterra e também o David Donatello da Itália.
Comentários
Postar um comentário