Sergio Leone - O Italiano que inventou a América
Celebrando o trigésimo aniversário de sua morte, Sergio Leone é tema do documentário O Italiano que inventou a América, dirigido por Francesco Zippel, e exibido no dia de São João, na mostra 8¹/² Festival do Cinema Italiano.
O intuito é celebrar a vida e obra do maior ícone do Western spaghetti, sendo que sua influência no cinema veio do seu pai, um importante cineasta do cinema mudo Italiano.
Seu primeiro filme, O Colosso de Rodes, teve muita influência de Ben-Hur. Mas, foi na famosa trilogia dos Dólares e Era Uma Vez no Oeste, que Leone ganhou fama mundial, e fez escola.
E foi nessa escola, que "alunos", como o Mestre Quentin Tarantino, Steven Spielberg, Martin Scorsese, Darren Aronofsky, Damien Chazelle, Dario Argento, falam da importância do diretor nas suas vidas cinematográficas.
Outro que foi muito importante na vida de Leone foi o Maestro Ennio Morricone, seu eterno parceiro. Toda vez que começa o filme, aparece a trilha sonora para dar brilho.
Atores como Clint Eastwood, Robert DeNiro e Jennifer Connelly, devem suas vidas ao diretor. Especialmente a atriz que, de forma emocionante, agradece ao seu mentor.
Depoimentos dos filhos marcam presença, ao mostrar o lado familiar e fraterno de Leone.
Mas o empenho de realizar as suas obras-primas, como Três Homens em Conflito e Era Uma Vez na América, contando com imagens e entrevistas de arquivos (com o apoio dos filhos), fazem desse documentário um Réquiem de um visionário.
Comentários
Postar um comentário