Livro/Fatos de TV: TV Excelsior - Gloria In Excelsior: Ascensão, Apogeu e Queda do Maior Sucesso da Televisão Brasileira
Hoje, esse blog vai fazer uma fusão. Vou dar uma dica de livro, mas falarei de Fatos de TV. O assunto é sobre a TV Excelsior.
Inaugurada em 9 de julho de 1960, pelo mega empresário da época Mário Wallace Simonsen, a emissora, que, antes tinha, como dono, Victor Costa (dono da TV Paulista), era referência para a TV Brasileira.
Numa época em que foi Inaugurada a TV Tupi, dez anos antes, e com o advento de muitas emissoras, a Excelsior tinha, como intenção, ser a mais competitiva.
Diria que era a TV Globo dos anos 60. Contratou diversos Artistas de outras emissoras, criou novelas diárias, como a 2-5499 Ocupado, Redenção (a mais longa da história, com 596 capítulos), criou o Jornal da Vanguarda (ganhando o prêmio de melhor jornal, num festival de TV da Espanha).
Porém, o dono era inimigo público da Ditadura militar. E foi, por causa disso, que a Excelsior foi do céu ao inferno, com o passar dos anos. Crises, má administração, salários atrasados, perseguição aos jornalistas marcaram o fim da TV, em 1970.
Álvaro de Moya escreveu Glória In Excelsior, contando toda a trajetória da emissora, desde sua função de diretor artístico, dos primeiros anos.
Com depoimentos de pessoas que fizeram história da Excelsior, como Bibi Ferreira, Manoel Carlos, Carlos Manga, Daniel Filho, entre outros.
O que a Globo se tornou o que é atualmente, deve muito a TV Excelsior.
Comentários
Postar um comentário