Fatos de TV: o dia em que o Brasil conheceu Calígula
O filme Calígula, de 1979, estrelado por Malcolm McDowell, se tornou um dos filmes mais controversos e polêmicos da história do cinema.
Por abordar a trajetória do imperador Calígula, a produção foi marcada por cenas de sexo explícito, necrofilia e violência gratuita.
Aqui no Brasil, o filme só teve conhecimento ao público, em 1992, quando a Rede OM resolveu exibir, pela primeira vez, em rede nacional, em conjunto com a TV Gazeta, de São Paulo.
Dividido em duas partes, e exibido na época de Corpus Christi, o filme foi exibido nos primeiros vinte minutos. Até aí, a audiência foi às alturas. Mas, tudo o que sobe, tem que descer.
Agentes da Polícia Federal entraram na sede da Emissora em Curitiba, para impedir a exibição do filme, sem contar que a Justiça interviu, para que a Rede OM não exibisse o filme.
Já se fala em censura, apesar do atual momento político, em que o então governo federal, no período da redemocratização, barrou a censura, nos anos 80.
Com isso, Calígula permanece inexibível, em todos os veículos de comunicação. Segundo um dos antigos executivos da Gazeta, o seu filho assistiu o filme e relatou que foi uma das piores experiências que já viu.
Em contrapartida, o fato fez com que a Rede OM se tornasse conhecida no Brasil. Atualmente, mudou o nome para Rede CNT, porém, sem o brilho dos anos 90.
Comentários
Postar um comentário