Fatos de TV: Tupi, de um início histórico para o fim melancólico

Quem conhece a história da TV Brasileira, sabe da existência da TV Tupi, a primeira emissora da América do Sul e a primeira em língua portuguesa no mundo. 

Vários programas, telejornais, shows, transmissões esportivas e novelas fizeram história da Emissora Associada, de propriedade de Assis Chateaubriand.

Poderia falar de diversas atrações históricas, mas vamos focar, apenas, no final da Rede Tupi.

Em 1959, Chatô tomou a decisão de doar 49% das ações do grupo Diários Associados aos seus mais de 20 funcionários mais chegados, criando um Condomínio Associado, para a fúria dos filhos de Chateaubriand.

Atravessando dificuldades e com problemas de saúde, devido à paralisação de todo seu corpo, o dono resolve doar o restante das suas ações ao Condomínio.

No dia 4 de agosto de 1968, o pioneiro da Tupi morre de trombose. Foi aí que o Condomínio Associado assume totalmente o controle da Rede Tupi. Porém, era o início do fim, a partir dos anos 70.

Com altas dívidas trabalhistas e da previdência social, a Rede Tupi sobrevivia com inúmeras atrações de peso, como Hebe, Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Carlos Imperial e Sílvio Santos. Até mesmo novelas foram produzidas normalmente, porém, de forma precária.

Apesar dos esforços, a situação não saia do controle. Os filhos do Chateaubriand queria, a todo custo, interferir no controle da Tupi, mas, sem sucesso. Foi então que, o governo federal, em 1980, decidiu cassar 7 das 10 concessões da rede, caso não fossem renovadas.

Os canais de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Belém, Fortaleza e Belo Horizonte foram cassadas, de acordo com o decreto. Em São Paulo, vários funcionários entraram em greve. Em um desses casos, houve até morte de um deles, pois havia recebido cheque sem fundo, como pagamento.

No Rio, os funcionários fizeram uma vigília que durou 18 horas, reunindo os mais famosos. Depois das imagens do Papa João Paulo II, foi lido uma carta ao presidente João Figueiredo, implorando para mudar a lei que cassaria a concessão.

Funcionários da Dentel foram escoltados para cumprir ordens para desligar os transmissores e lacrar os equipamentos. Foi o fim da pioneira TV Tupi.

Com isso, o presidente resolve dividir a concessão para formar duas redes de TV, para concorrer com a Globo. São Paulo, Porto Alegre e Belém ficaram com Silvio Santos, para fundar o SBT. As outras quatro (mais a concessão da TV Excelsior de São Paulo) foi para Adolpho Bloch, para criar a Rede Manchete (e, depois, virou Rede TV!).

A TV Paraná foi vendida para a família Martinez, que formou, nos anos 90, a Rede OM (que, mais tarde, virou a CNT). A TV Itapoan foi renovada e, atualmente, é emissora da RecordTV. e a TV Brasília, também escapou da cassação, virou afiliada da Manchete, e atualmente, é afiliada da Rede TV!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Assassinos da Lua das Flores