Fatos de TV: o dia em que Sílvio Santos era dono da Record

A RecordTV, que vocês conhecem como a TV do Bispo, antes era propriedade da família Machado de Carvalho. Em 27 de setembro de 1953, Paulo Machado de Carvalho inaugurou o canal 7 de São Paulo. A intenção era fazer uma TV diferente e popular. Como o chefe era cartola, ns época, foram exibidos partidas de futebol.

Mas, o principal trunfo eram os festivais de música popular brasileira, que fizeram história da TV e da cultura popular, em meio à ditadura militar que comia solta. Programas, como Quem tem medo da verdade, Família Trapo e o Fino da Bossa foram sucesso de audiência, colocando a Record na liderança e disputando com gigantes, como a Tupi, Rio, Excelsior, Continental, e as recém criadas Globo e Bandeirantes. Era a era de ouro da TV Brasileira.

E também eram criadas as redes de TV. Foi então que Paulo Machado criou a Rede de Emissoras Unidas, com a Record e TV Rio como emissoras-chefe. Durou até 1969, quando boa parte das afiliadas foram para a Globo, Tupi e Bandeirantes.

Nos anos 70, a Record vivia na pior, até que uma certa pessoa apareceu: Senor Abravanel. Sim, é ele que vocês leram! Sílvio Santos queria ter uma emissora pra chamar de sua. Como ele se desentendia com a Globo, ele obteve o canal 11 do Rio de Janeiro, em 1976. E queria mais: a metade das ações da TV Record.

Sílvio contratou um laranja para negociar a compra de 50% da emissora dos Machado de Carvalho, sem que o Paulo soubesse. Feita a compra, Sílvio podia se desfrutar. Porém, Paulo ficou P da vida e queria saber quem era o sócio, que antes era o grupo Gerdau.

Quando soube que era Sílvio Santos, acionou os seus advogados. Para não entrar em barraco, Sílvio e Paulo entraram no acordo. E criaram a Rede de Emissoras Independentes, compostas por TV Record, TV Rio (que foi vendida para os Capuchinhos), TVS Rio e adjacentes. O Programa do Sílvio era exibido, em conjunto com a Rede Tupi.

Em 1980, a Rede Tupi fecha as portas. O governo federal divide-a em duas partes. E resolve dar os canais de São Paulo, Belém e Porto Alegre para Sílvio Santos formar a TVS, junto com o canal 11 do Rio e mais afiliadas, que eram da REI.

Além disso, Sílvio obteve o canal 9 do Rio de Janeiro, que virou TV Record Rio. Em 1987, virou TV Copacabana e, mais tarde, TV Corcovado, exibindo uma programação local e enlatados. Em 1990, foi afiliada da MTV Brasil, e um ano depois, foi vendida paraa Rede OM (atual CNT).

Sílvio dava mais atenção para a TVS, já que a Record não andava bem nas pernas. A terceira geração da família Machado de Carvalho e Sílvio Santos venderam a Record para Edir Macedo. Ainda em 1990, o patrão resolve mudar o nome da sua rede para SBT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores