A História do Faroeste Spaghetti

Spaghetti western, Faroeste espaguete, Faroeste Macarrônico, ou Bang-bang à italiana, é um subgênero western de produção italiana das décadas de 1960 e 1970, muitas vezes com a participação de atores famosos, mesmo em início de sua carreira que mais tarde viriam a tornar-se estrelas internacionais. Essas produções foram geralmente filmadas na Itália ou na Espanha.

Graças a este gênero prolífico, por cerca de oito anos (aproximadamente entre 1964 a 1973) o western experimentou uma renovada popularidade na Itália, após o declínio do faroeste americano (popular nos anos 50). O gênero também foi bem sucedido fora da Itália, influenciando os temas e convenções do gênero western em outros países.

Um tributo foi prestado ao gênero no Festival de Veneza, em 2007, com uma retrospectiva de 32 títulos.

Inicialmente o termo Spaghetti western, originário dos Estados Unidos, indicava somente os longa-metragens rodados em italiano, pobres de meios, segundo as convenções dos primeiros westerns, em parte intencionalmente, como consequência da limitação financeira. Embora o público tenha apreciado o gênero, a crítica reconheceu unicamente o valor dos filmes dirigidos por Sergio Leone, os quais alcançaram um sucesso notório também nos cinemas norte-americanos.

Muitas produções eram de baixo custo e suas cenas externas eram gravadas em locais que lembravam o longínquo oeste americano, como a Sicília e o Sul da Espanha. Em alguns casos mais raros a África Mediterrânea.

Entre os filmes mais conhecidos, e provavelmente os arquétipos do gênero, estão aqueles da considerada Trilogia dos dólares, dirigidos por Sergio Leone, com Clint Eastwood, que deu vida ao papel do pistoleiro sem nome, e as famosas trilhas sonoras de Ennio Morricone: Per un pugno di dollari/Por Um Punhado de Dólares (1964), Per qualche dollaro in più/Por Uns Dólares A Mais(1965) e Il buono, il brutto, il cattivo/Três Homens em Conflito(1966). Também dirigidos por Leone, C'era una volta il West/ Era Uma Vez no Oeste (1968) e Giù la testa/Quando Explode a Vingança (1971).

Além de Leone, outros diretores se notabilizaram, entre os quais, Tonino Valerii, Florestano Vancini, Duccio Tessari, Sergio Corbucci, Lucio Fulci e Sergio Sollima.

Após a explosão nos anos 1960, o gênero declinou a partir de 1973, sendo produzidos pouquíssimos filmes nas décadas seguintes.

Ao todo, são mais de 170 filmes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores