A História do Faroeste Spaghetti
Spaghetti western, Faroeste espaguete, Faroeste Macarrônico, ou Bang-bang à italiana, é um subgênero western de produção italiana das décadas de 1960 e 1970, muitas vezes com a participação de atores famosos, mesmo em início de sua carreira que mais tarde viriam a tornar-se estrelas internacionais. Essas produções foram geralmente filmadas na Itália ou na Espanha.
Graças a este gênero prolífico, por cerca de oito anos (aproximadamente entre 1964 a 1973) o western experimentou uma renovada popularidade na Itália, após o declínio do faroeste americano (popular nos anos 50). O gênero também foi bem sucedido fora da Itália, influenciando os temas e convenções do gênero western em outros países.
Um tributo foi prestado ao gênero no Festival de Veneza, em 2007, com uma retrospectiva de 32 títulos.
Inicialmente o termo Spaghetti western, originário dos Estados Unidos, indicava somente os longa-metragens rodados em italiano, pobres de meios, segundo as convenções dos primeiros westerns, em parte intencionalmente, como consequência da limitação financeira. Embora o público tenha apreciado o gênero, a crítica reconheceu unicamente o valor dos filmes dirigidos por Sergio Leone, os quais alcançaram um sucesso notório também nos cinemas norte-americanos.
Muitas produções eram de baixo custo e suas cenas externas eram gravadas em locais que lembravam o longínquo oeste americano, como a Sicília e o Sul da Espanha. Em alguns casos mais raros a África Mediterrânea.
Entre os filmes mais conhecidos, e provavelmente os arquétipos do gênero, estão aqueles da considerada Trilogia dos dólares, dirigidos por Sergio Leone, com Clint Eastwood, que deu vida ao papel do pistoleiro sem nome, e as famosas trilhas sonoras de Ennio Morricone: Per un pugno di dollari/Por Um Punhado de Dólares (1964), Per qualche dollaro in più/Por Uns Dólares A Mais(1965) e Il buono, il brutto, il cattivo/Três Homens em Conflito(1966). Também dirigidos por Leone, C'era una volta il West/ Era Uma Vez no Oeste (1968) e Giù la testa/Quando Explode a Vingança (1971).
Além de Leone, outros diretores se notabilizaram, entre os quais, Tonino Valerii, Florestano Vancini, Duccio Tessari, Sergio Corbucci, Lucio Fulci e Sergio Sollima.
Após a explosão nos anos 1960, o gênero declinou a partir de 1973, sendo produzidos pouquíssimos filmes nas décadas seguintes.
Ao todo, são mais de 170 filmes.
Comentários
Postar um comentário