Pica-Pau - ícone de muitas gerações

Dando continuidade à história da animação do mundo, aí vai um personagem, que virou o mais querido de todos os brasileiros: Pica-Pau.

Pra começar, vamos ao início dos anos 40, quando um certo desenhista, chamado Walter Lantz, estava em lua-de-mel com sua esposa Grace Starford. Porém, ouviram um barulho ensurdecedor de um pássaro bicando no telhado. Era um pica-pau silvestre. Foi daí que o Lantz resolveu ter uma das ideias mais inovadoras (e que mudaria sua vida, da água para o vinho). Como trabalhava em um storyboard da Universal, resolveu apostar na ideia de criar um pássaro lunatico, capaz de causar raiva. Foi então que o desenhista fez o curta Pica-Pau Ataca Novamente, um episódio do Andy Panda, sua outra criação. Nesse curta, o pássaro fez sua estreia.

Não poderia ser diferente. O estúdio queria mais. E Walter fez do Pica-Pau sua estreia solo, com Pica-Pau Biruta. Para a voz dele, foi chamado Mel Blanc, o homem das 1000 vozes.

De lá pra cá, o personagem tocou o terror em vários episódios. E também mudou a sua fisionomia. De pássaro Punk, passou a ter uma tendência familiar, ao longo dos anos.

Nos anos 50 até os 70, várias formas do Pica-Pau foram transformando. E ele foi ficando mais manso.

No final dos anos 70, Lantz fechou o seu estúdio. Foi um longo silêncio, até os anos 90, quando a mesma Universal resolveu reviver o Pica-Pau.

Mas, antes disso, o Woody Woodpecker ganhou uma estrela na calçada da fama em Hollywood, e fez uma ponta do filme Uma Cilada Para Roger Rabbitt.

O Novo Pica-Pau, nova série, pode não ter sido um clássico, mas foi um legado deixado por Walter Lantz, que faleceu em 1996.

Em 2017, a Universal teve a ideia de transformar o pássaro em live-action para o cinema, com a participação da atriz brasileira Taila Ayala.

Pica-Pau: O Filme recebeu críticas negativas, após a sua exibição.

No Brasil, o Desenho estreou no início da TV no país, nos anos 50, mas sem dublagem nacional. Foi então que várias vozes passaram. As mais conhecidas são a do Garcia Jr (o mesmo que dubla o Arnold Schwarzenegger e He-Man), Olney Cazare, Marco Antonio Costa e Sergio Stern.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores