Hanna-Barbera - indústria de sonhos

Vamos com um pouco de história?

Os personagens de hoje são dois visionários, que entraram na história da indústria do entretenimento, principalmente infantil: William Hanna e Joseph Barbera.

Eles trabalharam junto, pela primeira vez, no estúdio de animação da MGM, em 1939, criando a dupla mais famosa de todos os tempos: Tom e Jerry, rendendo-lhes oito Oscares de melhor Cartoon, entre 1943 e 1953.

Em 1957, a MGM fechou o seu estúdio de animação e a dupla criou o seu próprio estúdio: a H-B Enterprises, e fecharam acordo com a Screem Gems, trocando direitos de distribuição por capital de giro. Com isso, criam a primeira série Jambo e Ruivao, em 1957.

Depois disso, vários desenhos foram tirados das canetas: Dom Pixote, Pepe Legal, Plic, Ploc e Chuvisco, Lup Le Beau, Olho Vivo e Faro Fino e Bibo Pai e Bobi Filho e o Patinho Duque viraram sucessos na TV americana e depois a H-B Enterprises virou Hanna-Barbera Productions, virando líder em produções para TV, ao criar, aquele que seria o maior sucesso da animação: Os Flintstones.

O resultado deu certo, que abriu a possibilidade de faturar com seus personagens licenciando todo tipo de produtos.

Os anos 60 entraram e o ritmo de produções estava acelerado. Saíram Manda-Chuva, Os Jetsons, Johnny Quest, Ze Colmeia, Wally Gator, Maguila Gorila, Formiga Atômica, Esquilo Sem Grilo, Corrida Maluca, Os Apuros de Penélope Charmosa.

E quem pensa que eles só focam no Público infantil? No campo dos super-heróis eles foram além. Criaram Space Ghost, Homem-Passaro, Moby Dock e Mightor, Os Herculoides, Frankenstein Jr e Os Impossíveis, Shazzam, Dino Boy, além da adaptação da Marvel para Os Quatro Fantásticos.

No fim dos anos 60, a dupla criou, o que seria a maior joia de todas: Scooby Doo. Foram várias séries do cachorro medroso.

Entrou os anos 70 e e pegando a onda do Scooby Doo, criaram Tutubarao, Josie e as Gatinhas, Space Buggy, Capitão Caverna e as Panterinhas, Dinamite O Bionicao, além de spin-offs de Flintstones e Ze Colmeia. Outra série que também fez sucesso foi o Superamigos, reunindo os heróis da DC.

Um dos segredos da dupla foi trabalhar com orçamentos justos, desenhos simples e ciclos de animação e de background.

A concorrência se mexeu nos anos 80 e Hanna-Barbera foi perdendo espaço. Vieram os problemas financeiros, fusão com a Turner, criação do Cartoon Network, novos desenhos nos anos 90. Até decretar o fim do mais famoso estúdio de animação, no começo do ano 2000.

William Hanna morreu em 22 de Março de 2001 e Joseph Barbera em 18 de dezembro de 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Trilhas Sonoras: Era Uma Vez na América, de Ennio Morricone

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Testament: O Dream Team do Thrash Metal

Assassinos da Lua das Flores