Soundgarden: em 1993 intenção da banda era tomar outro rumo
Com o lançamento do Badmotorfinger, o Soundgarden passou de promessa a realidade, ao virar uma das bandas mais aclamadas do Rock. Disputando com Nirvana, Pearl Jam e Alice In Chains o posto de maior banda Grunge do mundo, Chris Cornell (vocal e guitarra) e seus companheiros queriam crescer mais.
E foi o que aconteceu quando iniciaram as gravações de Superunknown, em Julho de 1993, ao lado do produtor Michael Beinhorn e do engenheiro de som, Brendan O’Brien. Com um andamento moderado, muitas guitarras na cara e uma temática sinistra, o álbum, lançado em Março de 1994, faz um uso inovador de percussões sobrepostas aos estilos diversos, como as texturas orientais em Half (o baixista Ben Shepherd tocou guitarra e cantou nessa faixa), utilizando viola e cello.
A intenção mesmo da banda era tomar outro rumo, como afirmou o guitarrista Kim Thayil, pois o disco continha as junções de Black Sabbath com Led Zeppelin, com uma abordagem não menos pesada. Enquanto, na parte lírica, os temas eram sobre abusos, suicídios e depressão. A voz peculiar de Cornell, interpretando-as, é um dos destaques de Superunknown.
A arte da capa, conhecida como Screaming Elf, foi tirada por Kevin Westenberg, com a imagem distorcida dos membros banda sobre uma imagem de uma floresta queimando de cabeça para baixo.
É difícil falar do disco e não citar as faixas Black Hole Sun e Spoonman. A primeira virou um hino Grunge, cujo videoclipe tornou-se sucesso na MTV, recebendo o prêmio de melhor videoclip de Metal/Hard Rock no MTV Video Music Awards de 1994. Enquanto a Spoonman destaca-se pelo peso e groove. Ambas ganharam, no Grammy Awards de 1995, os prêmios de Melhor performance Hard Rock (Black Hole Sun) e Melhor Performance Metal (Spoonman), além das indicações de melhor canção de Rock (Black Hole Sun) e Melhor disco de Rock (Superunknown).
Outros destaques ficam para as faixas Fell On Black Days, a faixa-título, My Wave, the Day I Tried to Live, 4th Of July (que riff sensacional!) e Mailman. Dá para notar que Michael Beinhorn utilizou muitos efeitos e overdubs, incluindo mellotron em Mailman, pelo baterista Matt Cameron; percurssões em Head Down, por Ben Shepherd e Gregg Keplinger; clavineta em Fresh Tendrils, por Natasha Shneider.
Para o crítico da Rolling Stone, J.D. Considine, o álbum é superior ao que a maioria das bandas demonstraram em suas carreiras. Sucesso de crítica, o álbum figurou na primeira posição da Billboard 200, gerando cinco singles (as citadas Black Hole Sun, Spoonman, Fell On Black Days, My Wave e The Day I Tried to Live), além do disco receber cinco vezes disco de platina pela RIAA, nos EUA.
Em 2003, a revista Rolling Stone colocou Superunknown na 336ª posição na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos.
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