Alice in Chains: Disco resgata a fórmula tradicional da banda

A banda Alice In Chains retomou suas atividades em 2005, três anos após a morte do vocalista Layne Staley, no dia 8 de abril (coincidentemente, a mesma data da morte de Kurt Cobain, oito anos atrás). Jerry Cantrell (guitarra e vocal), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria) compuseram suas músicas até encontrarem William DuVall, para assumir a vaga deixada por Staley. Desde então, a banda têm feito várias apresentações, contando com convidados especiais, como Phil Anselmo (Down, Ex-Pantera), James Hetfield (Metallica) e Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour). Quando todos os fãs achavam que a banda não estava tão afiada para se apresentar, eis que a espera se encerrou quando o então novo álbum veio ao mundo, em 29 de setembro de 2009.

Black Gives Way To Blue veio ao mundo 14 anos depois do lançamento do álbum auto-intitulado. É também o primeiro pela gravadora Virgin Records. Com a produção do Nick Raskulinecz (Rush, Trivium, Ghost B.C., Stone Sour, Foo Fighters), o disco resgata a fórmula tradicional da banda, algo que se aproxima do clássico Dirt (1992).

Antes de começarem as gravações, o baterista declarou que, se a banda voltasse com um outro vocalista, ela não se chamaria Alice In Chains. Porém, com a formação estabilizada, começaram as gravações.

O que o fã da banda espera são os riffs gordos e ganchudos de Cantrell. Sim, ele não perdeu a pegada clássica. A cozinha continua densa e pesada. Mas, e o William DuVall? Se nós acostumamos com os vocais dramáticos do Staley, pelo menos o novo vocalista não fica atrás. Ele canta muito, além de Cantrell adicionar seus backing vocals.

O álbum começa com All Secrets Known, mostrando que o AIC está mais vivo do que nunca. Check My Brain, Lesson Learned, Last Of My Kind e Your Decision merecem destaques absolutos, especialmente esta última com um belo arranjo de cordas. Outra faixa que também destaca é a faixa-título, com a participação de Elton John no piano. Toas as letras foram escritas em tributo ao falecido colega.

Sem dúvida, um disco que marcou a volta triunfal de Alice In Chains. Com certeza, Layne Staley está mais vivo do que nunca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metal Retrô na Igreja metálica de SP

No Piquenique Havia Morteiros

Krisiun estreia o ano com dois pés no peito

Não é uma Vergonha?

Mais uma vez a Tropa do Terror invade a Zona Leste

São Paulo ferveu e Galeria entrou em erupção

Ratos saem do esgoto e infectam a Avenida Paulista

Canibal Filmes - Os Bastidores da Gorechanchada

Durante a Madrugada Um Rock And Roll

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida