Tropa de Elite
Depois do mais do que aclamado Cidade de Deus, em que foi abordado o crescimento das favelas na cidade do Rio de Janeiro, agora é a vez desse filme dá a visão sobre a violência policial e a corrupção da mesma corporação, sob o olhar de José Padilha.
Capitão Nascimento (Wagner Moura) narra sua história de como queria dar um tempo no temido BOPE, para ficar com sua esposa, que estava grávida. Mesmo sob a pressão de seus comandantes, ele precisava de um substituto para seu lugar. É aí que entram Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), dois aspirantes a policiais da PM do RJ.
Esses dois enfrentam a corrupção e a malandragem dos seus comandantes, enquanto Nascimento busca uma esperança. Porém, o destino se fez, quando Neto e Matias invadam uma favela e inicia um tiroteio. O BOPE vai e o capitão encontra os aspiras.
As cenas são marcantes, como o curso de iniciantes, o preparo para o combate ao tráfico, além dos famosos bordões, que entraram no imaginário do público: Pede pra sair, vc é um fanfarrão, nunca serão, entre outras.
Além de ser um fenômeno do cinema nacional, Tropa de Elite foi marcado por uma polêmica: suas cópias foram roubadas e vendidas em mercado pirata, no qual o público teve acesso, antes de estrear nos cinemas.
Mesmo assim, Tropa de Elite conquistou o gosto popular e os gringos deram um Urso de Ouro de Berlim, de melhor filme estrangeiro. Além de ganhar uma continuação.
Mas isso é outra história.
Comentários
Postar um comentário