A Espada Era a Lei
Muita gente sabe da história do Rei Arthur, mas, na época, o Walt Disney resolveu adaptar um romance inglês para contar a origem do enigmático monarca britânico em A Espada Era a Lei.
Houve uma época em que um rei foi morto e um milagre se fez na praça, quando uma espada misteriosa surgiu em uma pedra, com os dizeres: "Quem conseguir retirar a espada da pedra, será coroado o legítimo Rei da Inglaterra".
Muitos tentaram, mas ninguém conseguiram fazer esse milagre. A Inglaterra continuava sem o Rei e, com o decorrer do tempo, a Espada foi esquecida.
Eis que surge o simpático mago Merlin, que morava na floresta, com sua coruja falante Arquimedes. Merlin prevê no futuro uma visita especial, mas ele não (ou acha que) imaginava que o jovem Arthur aparecesse em sua vista.
Foi então que Merlin e Arthur se tornaram amigos, e o mago resolve ensinar ao garoto que a inteligência é melhor do que a força bruta, apesar de o garoto Arthur morar com seu tutor Ector e seu filho Key, que sobrar de músculos, só falta de cérebro.
Nessa história, Merlin faz uma de suas mágicas, seja transformando o Arthur em peixe, ou em esquilo, ou em pássaro. E resolve ensinar as coisas da vida, como a coragem e o amor, em uma cena o Arthur esquilo fica em apuros, quando uma esquila se apaixona perdidamente.
Mas o mais interessante é quando há um duelo de magos, entre o Merlin e a Madame Mim, de fazer torcer pelo mais corajoso e justo.
Quando ocorre um desafio de cavaleiros na Inglaterra, valendo a coroa, haverá muitas surpresas a seguir.
Pode não ser tão marcante como as animações anteriores, mas A Espada Era a Lei se destaca pela direção maravilhosa de Wolfgang Reitherman, que dirigiu 101 Dálmatas, Mogli - O Menino Lobo e Aristogatas.
Comentários
Postar um comentário